domingo, 31 de março de 2013

Quando o humor perde a graça

A página UFRNDepressão, no Facebook, publicou uma foto sobre a páscoa, fazendo uma analogia com um gato que, por consequência dos hábitos e desenvolvimento biológico, pode transmitir a doença toxoplasmose. No entanto, além da postagem ser desrespeitosa com a data vigente (a ressurreição de Cristo), assim como transmitir uma informação de saúde pública de forma agressiva, grosseira, errônea, e com um humor negro de mal-gosto, a união desses fatores que, juntos atingem uma grande quantidade de pessoas podem gerar uma educação social doentia sobre animais domésticos.

Animais esses que são protegidos pela Lei Federal 9.605/98, que fala dos Crimes Ambientais. Pode ser exagero, afinal não foi cometido nenhuma agressão diretamente aos animais. Mas declarar, mesmo que sem o intuito de promover a disseminação de ódio e repúdio contra os animais, as postagens, que são curtidas, compartilhadas e comentadas por dezenas e milhares de usuários podem gerar sim um sentido negativo em relação a eles.



Aliás, a gatinha do setor II foi até utilizada como garota-propaganda da postagem feita pela página. Enfim, é um humor que não vale a pena, e perde toda sua graça quando construída sobre o desrespeito com aqueles que acreditam na Páscoa como uma data de renovação, e com os cidadãos que protegem os animais.

Não vale publicar aqui a foto mencionada na página.

[atualização]
Minutos depois dos comentários dos usuários indignados com a postagem, a publicação foi retirada do ar pela página, e com um pedido de desculpa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário