sábado, 27 de abril de 2013

A fé de todos

Se Deus existe, ele deve amar a todos. Essa é uma das certezas que a mais nova instituição religiosa aqui no Brasil prega: a Igreja Cristã Contemporânea surgiu de um afeto com os fiéis rejeitados pelas igrejas tradicionais.

Fundada em 2006 pelo pastor Marcos Gladstone, a Igreja Cristã Contemporânea esta sendo conhecida como "igreja gay", claro, por ter seu maior número de fiéis fazendo parte da comunidade GLBT. Além de realizar cerimônias homoafetivas, a igreja defende que a Bíblia não condena a homossexualidade.

Com 8 sedes no país e com mais de 1.800 seguidores, a igreja e o seu fundador (gabaritado teólogo e palestrante) chamam a atenção para o que seria um país laico, mesmo que no sentido fácil da palavra.

Veja a reportagem e o vídeo sobre a igreja no Site da UOL


Foto: Google 
É secular as acusações das igrejas tradicionais sobre os homossexuais, repudiando-os e condenando-os "ao fogo eterno". Diante dessa exclusão, a criação de um novo templo que receba qualquer tipo de fiel sem distinção de raça, credo ou condição sexual, gera ainda mais problemas entre os pastores críticos da famosa e retrógrada Assembléia, a familiar e  rica Universal e a mãe de todas, a Católica. Por seus representantes, "munidos pelas palavras sagradas e regidos pela força espiritual fortificada", condenam àqueles que não seguem os mandamentos de Deus.

Mas uma questão é singular: a fé é de todos? Se a Bíblia condena o pecado, como aqueles que "estão" nele, pelas palavras do Livro, podem exigir benção através da fé?

Uma nação composta por diversos credos, ainda preconiza os diversos rituais sagrados das comunidades em todas as regiões do país. A fundação da Igreja Cristã Contemporânea reacende as discussões sobre o tema e defende uma minoria que persiste na busca por uma das práticas mais antigas da existência humana: crer em algo.

A fé requer bem mais que palavras de um livro, ou a aceitação de uma instituição que renega seus membros mais necessitados. O Todo Poderoso (ou qualquer outro tipo de imagem espiritual, excetuando-se o ateísmo) nos dá mente e corpo, e a fé, independentemente de benção ou não dos homens, é interior e pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário