terça-feira, 9 de abril de 2013

Jogar lixo na rua, agora pode custa caro

Sabem aquelas pessoas nos carros, ônibus e nas ruas que terminam de beber uma água ou tomar um refrigerante e jogam o objeto numa vala qualquer? Então, agora esse ato vai mexer no bolso deles. A cidade do Rio de Janeiro vai aplicar em julho próximo uma lei que estava em vigor desde 2001: jogar lixo na rua, agora poderá custar caro, podendo sofrer uma multa de até R$3.000.

Segundo o município, a decisão poderá conscientizar a população sobre o ato de manter as ruas limpas, e colaborar com o sistema de limpeza urbana. Por exemplo: um "cidadão" que jogar o equivalente a uma lata de refrigerante nas ruas, pagará algo em torno de R$157. Quanto maior a quantidade dos resíduos, maior o valor a ser pago. No caso do infrator não pagar a multa, ele terá seu titulo de eleitor bloqueado e seu nome será encaminhado para o SERASA.




Tudo bem, é uma ideia a se pensar, mas mexer no bolso pode resolver? As estatísticas de acidentes de trânsito diminuíram, mas não é uma mudança tão impressionante assim.

Existem diversas leis, decretos e códigos que regulamentam a preservação ambiental de nosso meio-ambiente, no entanto são desrespeitados como uma folha em branco qualquer. Conscientização ambiental não é feita a partir de multas,  é um processo contínuo e coletivo, aplicado e desenvolvido nos menores (crianças nas escolas) e nos maiores (televisão poderia servir ao menos para isso).

2 comentários:

  1. Ok, aplicam essa lei mas, será que tera fiscalização?

    ResponderExcluir
  2. Pode ser essa também a grande dificuldade da Lei: pessoal para a fiscalização..

    ResponderExcluir