quarta-feira, 8 de maio de 2013

A batalha dos saberes

Hoje, quem sabe mais, vence! Antes, era o corpo e a força física que distinguia um bom trabalhador de um empregado que não rendia o suficiente. Por essa mudança, provavelmente influenciada ou até movida pela revolução informacional, as pessoas que não conhecem um pouco de tudo, no mundo do trabalho, estão fora dele, e serão os peões das organizações.

E não falo em ter um diploma de graduação ou uma pós qualquer. Não! Ter sabedoria, é ter curiosidade por tudo. Conhecer diversos conhecimentos, desde artes à política, de economia à conhecimentos referentes a natureza e o uso da sustentabilidade na era contemporânea das grandes organizações.

Se engana quem pensa que possuir um diploma significa um status de integridade intelectual. Você conhece um muito de um pouco, mas não consegue conversar sobre vários temas, mesmo que superficiais, em uma conversa com os amigos de trabalho, ou com o seu superior na empresa.

E esse conhecimento vai desde a inteligência emocional à inteligência técnica, referente a sua atividade. Saber se comportar emocionalmente em diversos ambientes, e promover a integração das pessoas, é um dos conhecimentos mais valorizados hoje pelas empresas. É a postura de um líder que consegue manter todos unidos por um objetivo, e traçar metas onde todos possam cumpri-las de forma prática e dinâmica.

A batalha dos saberes é um campo de minas explosivas, quando muitos soldados ficam para trás. Alcançar o seu território, nesta parte, é uma tarefa individual, e motivada somente pela sua força de vontade. A mesma força de vontade que te impulsiona a ver além do óbvio, o que também é uma tarefa difícil, complicada e desgastante na grande maioria das vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário